PILIALOHA: VIBE DE AMIZADE

February 25, 2016

 

A cada ida ao Aeroporto do Galeão, passando sobre as pontes que conectam à Ilha do Fundão e à Ilha do Governador, muitas foram as vezes em que, contemplando o imenso espelho d'água da nossa maltratada Baía de Guanabara, torci para que em algum momento alguém tivesse vontade e disposição de trazer a Canoa Havaiana para além da Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Remei dentro da baía, para além da ponte Rio - Niteroi, uma única vez, quando fomos buscar uma canoa nova, ikaika, no estaleiro onde o nosso amigo Hugo, da Halau Outrigger, fabricava as OC-6 Bradley, na Ilha do Fundão. Vivendo no Rio de Janeiro há quase duas décadas, pouco ou quase nada conhecia sobre a Ilha do Governador, que me foi apresentada aos poucos pelo amigo remador Diego Sobral, grande fotógrafo e companheiro de remadas na Urca, no Carioca Va'a Clube, onde aprendi a remar com Marcelo Depardo, um dos precursores do va'a no Rio de Janeiro e no Brasil. 

 

O envolvimento em atividades de organização e planejamento na Federação de Canoa Havaiana me resgataram um senso de responsabilidade para com a canoa havaiana, que tantas mudanças positivas operou em minha vida. As trilhas do mar e do destino renovaram a vontade de empreender, e tudo isso resultou no convite - praticamente mútuo - do meu amigo Diego, para encararmos juntos o desafio de iniciar o primeiro núcleo de Canoa Havaiana da Ilha do Governador.

 

Pilialoha é o nome da minha primeira canoa OC-1 Tukano, da Halau, comprada em parceria com Cadinho, amigo, parceiro de clube e companheiro de remadas. Fiz e continuo fazendo muitos amigos no va'a. Dessa amizade com Diego, nascida no mar, nasceu também a escolha do nome PILIALOHA, palavra havaiana para amizade, que - à frente do PILIALOHA VA'A - esperamos ter como valor essencial entre os remadores que formarão esta nova 'ohana.

 

* Abaeté Mesquita é Advogado e empresário. Sócio de Brandão & Mesquita Advogados (www.bmadv.com). É um apaixonado pelo mar, que já lhe rendeu um punhado de poesias, centenas de remadas, travessias e incontáveis amigos. É fundador do PILIALOHA VA'A, o primeiro núcleo de canoa havaiana da Iha do Governador.

Please reload

Posts Em Destaque

PILIALOHA: VIBE DE AMIZADE

February 25, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
VOLTAR AO TOPO
arrow_edited.png

© 2020 por PILIALOHA WA'A